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Embark Studios e a Revolução Silenciosa na Indústria dos Jogos

  • Foto do escritor: Suolo Raider
    Suolo Raider
  • 29 de set.
  • 9 min de leitura

Atualizado: 17 de out.

Este é o primeiro vídeo da série sobre ARC Raiders, conheça um pouco sobre a Embark Studios e seus jogos.


Você já ouviu falar da Embark Studios?


Esse nome pode não estar entre os gigantes como Ubisoft, Electronic Arts e Activision, mas essa empresa sueca está trilhando um caminho ousado e inovador que pode mudar a maneira como os jogos são feitos.


Vamos conhecer a história, filosofia, os projetos e as ambições dessa desenvolvedora que ganha cada vez mais espaço no mundo dos jogos.


História


A Embark surgiu com a ideia de transformar a indústria de jogos e essa vontade veio direto de veteranos que ajudaram a moldar algumas das maiores e melhores experiências em jogos dos últimos anos.


Tudo começou em 2018, quando Patrick Söderlund, um nome de peso no mundo dos jogos, decidiu sair da EA depois de mais de uma década como uma das figuras mais influentes da empresa. Ele foi CEO da DICE, o estúdio sueco que criou a franquia Battlefield, e depois virou Diretor de Design da EA, sendo peça-chave em decisões criativas de títulos como Battlefield, Star Wars Battlefront, Need For Speed e muitos outros.


EA Games

A saída da EA aconteceu pouco depois do lançamento conturbado de Battlefield V, um jogo que enfrentou críticas, atrasos e problemas internos durante o desenvolvimento.

Mas, segundo algumas de suas entrevistas, o que mais pesou foi um sentimento de estagnação. Ele queria explorar novas ideias, experimentar tecnologias diferentes e repensar como os jogos são criados. Coisas que são mais difíceis de se fazer em uma gigante como a EA, onde os projetos são grandes, mas o espaço para arriscar pode ser bem menor.


Foi aí que nasceu a Embark Studios, com sede em Estocolmo, foi criada com o objetivo de reinventar o desenvolvimento de jogos integrando tecnologias emergentes.

Antes de fundarem a Embark, esses profissionais trabalharam em grandes títulos, todos reconhecidos por seu alto padrão técnico e inovação em jogabilidade. A maioria dos membros da equipe central da Embark tem raízes profundas na DICE e na EA, trazendo uma enorme bagagem técnica e criativa para o estúdio.


Söderlund não apenas fundou um novo estúdio, ele reuniu uma equipe de elite e muitos deles são ex-colegas da DICE e EA. Entre os principais nomes estão:

Robert Runesson: Diretor de Conteúdo e Co-Fundador

Stefan Strandberg: Diretor de Criação e Co-Fundador

Magnus Nordin: Diretor de Exploração e Co-Fundador

Johan Andersson: Diretor de Tecnologia e Co-Fundador

Jenny Huldschiner: Diretora de Marketing e Co-Fundadora



O grupo compartilha uma visão: usar tecnologia de ponta como IA, Automação e Ferramentas Criativas Inteligentes para acelerar o desenvolvimento e dar mais liberdade para os times focarem na criação de experiências incríveis como vemos em The Finals e tivemos uma pequena amostra em ARC Raiders com o Teste Técnico 2 feito no começo de maio.


Filosofia e Visão

Embark Studios

Desde o início, a Embark Studios deixou claro que não queria ser só "mais uma desenvolvedora". A empresa foi criada com uma visão tecnológica de longo prazo: utilizar inteligência artificial, machine learning e ferramentas procedurais para aumentar a produtividade e liberdade criativa dos desenvolvedores.


Eles acreditam que o futuro dos games passa por uma revolução e que as ferramentas são quase tão importantes quanto os próprios jogos. Em vez de depender de grandes equipes e processos burocráticos, a empresa quer criar tecnologias que dão poder a equipes pequenas para fazerem projetos incríveis.


Além disso, a cultura interna da empresa valoriza a colaboração multidisciplinar, a transparência e a experimentação constante. Eles trabalham com ciclos curtos de modelagem e são conhecidos por tomarem decisões rápidas, algo raro em estúdios maiores.


A Parceria com a Nexon


Pouco depois de sua fundação, a Embark Studios recebeu um investimento estratégico da Nexon, uma gigante sul-coreana do setor de jogos online. Em 2021, a Nexon concluiu a aquisição da Embark Studios, tornando-a uma subsidiária totalmente controlada e de propriedade integral da Nexon. 

Apesar disso, a Embark manteve sua autonomia criativa e operacional, o que foi uma condição fundamental para Söderlund e sua equipe.

A parceria com a Nexon deu para a Embark o acesso a recursos financeiros robustos, sem a pressão imediata de lançar jogos rentáveis, dando tempo para investir em pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e formação de equipes.


Cultura e Equipe

A Embark conta com uma equipe global, embora sua base principal seja em Estocolmo, eles contratam talentos do mundo todo, com um foco em diversidade de experiências e especializações. A empresa valoriza a autonomia e promove uma cultura de confiança, aprendizado constante e abertura a riscos.

Outro ponto interessante: ao contrário de muitas desenvolvedoras tradicionais, a Embark não tem medo de cancelar ou reiniciar projetos se achar que não estão no caminho certo. Isso mostra um compromisso com qualidade e inovação, mais do que com prazos artificiais ou pressão do mercado.

Co-fundadores da Embark Studios
Co-Fundadores da Embark Studios: Magnus Nordin, Robert Runesson, Patrick Söderlund, Johan Andersson, Stefan Strandberg e Jenny Huldschiner

Co-Fundadores


Tendo como Co-Fundadores seis dos antigos profissionais da EA e DICE, Patrick criou um time com perfil específico para o que ele tinha em mente do que a Embark deveria ser.

Resumo dos Co-Fundadores da Embark:

Patrick Söderlund - Diretor Executivo

Robert Runesson - Diretor de Conteúdo

Stefan Strandberg - Diretor de Criação

Magnus Nordin - Diretor de Exploração

Johan Andersson - Diretor de Tecnologia

Jenny Huldschiner - Diretora de Marketing


Vamos conhecer um pouco sobre o passado e a atual posição dos fundadores.


Patrick Söderlund

Patrick começou como CEO da DICE, que foi adquirida pela EA em 2006. Após a aquisição, Söderlund subiu rapidamente na estrutura da EA e ocupou cargos como Vice-Presidente Executivo da EA Games, Líder da EA Worldwide Studios e, por fim, Diretor de Design em 2018.

Envolvido em franquias de peso como Battlefield, Need for Speed, FIFA, Titanfall 2, Mirror’s Edge e Star Wars Battlefront, teve um papel fundamental na consolidação do Motor Gráfico Frostbite como tecnologia central da EA, ficando cerca de 12 anos na empresa.

Já na Embark Studios ele é o Diretor Executivo e Co-Fundador, responsável pela direção estratégica da empresa, cultura organizacional e expansão da empresa, lidera a visão de transformar o processo de desenvolvimento de jogos por meio de tecnologia, IA e ferramentas de automação.


Robert Runesson

Rob atuou na DICE por cerca de 20 anos, começando em 1998 como artista, sendo promovido gradualmente a cargos de alta liderança, como Chefe e depois Diretor de Conteúdo. Trabalhou em títulos como a franquia Battlefield, Mirror’s Edge: Catalyst, Medal of Honor e Star Wars Battlefront sendo responsável por liderar equipes de arte, áudio, conteúdo visual e narrativa.


Agora na Embark Studios ele é o Diretor de Conteúdo e também Co-Fundador. Supervisiona todas as áreas criativas: arte, design sonoro, animação e direção visual dos projetos mantendo a qualidade e coesão criativa nos jogos como The Finals e ARC Raiders.


Stefan Strandberg

Trabalhou por mais de 10 anos na EA, principalmente como Diretor Criativo na franquia Battlefield entre outros títulos. Atuou também no estúdio de inovação da EA, o SEED (Search for Extraordinary Experiences Division) ou Divisão de Busca por Experiências Extraordinárias e é reconhecido pelo uso de narrativa imersiva e design cinematográfico em jogos de tiro em primeira pessoa. Criou visões de época marcantes para Battlefield, liderou equipes multidisciplinares e foi reconhecido com prêmios internos na EA.


Na Embark Studios, Stefan é o Diretor Criativo e também um dos Co-Fundadores. Lidera a visão criativa dos jogos, com foco em jogabilidade emergente, storytelling dinâmico e inovação no design de experiência, trabalha diretamente com designers de jogos e artistas para criar protótipos e testar novas ideias rapidamente.


Magnus Nordin

Atuou por 7 anos com sua experiência iniciada na DICE antes da aquisição, especializado em ferramentas e tecnologia para produção de jogos, liderou áreas técnicas e investiu em pesquisa para sistemas procedurais e IA, como destacado em sua atuação na Embark. 

Atuou como Diretor Técnico e Produtor em jogos como Battlefield, Star Wars Battlefront, Mirror’s Edge e Medal of Honor. Especializado em engenharia de software e sistemas de backend, ferramentas internas, servidores multiplayer e soluções técnicas para jogos AAA.

Na Embark Studios é o Diretor de Engenharia e também um dos Co-Fundadores.


Lidera o time de engenharia na construção de ferramentas próprias da Embark, com foco em IA, geração procedural, servidores e pipelines de desenvolvimento e trabalha para automatizar partes do processo criativo e acelerar a modelagem de jogos.


Johan Andersson

Trabalhou como líder na incubadora SEED na EA, onde explorava novas tecnologias, Inteligência Artificial e gráficos de próxima geração. Antes disso, atuou por muitos anos como engenheiro e diretor técnico na DICE, com envolvimento no Motor Gráfico Frostbite. Focado em inovação, pesquisa e ferramentas para desenvolvedores.


Na Embark Studios trabalha como Diretor de Exploração e também é um dos Co-Fundadores, atuando como conselheiro técnico e explorador de novas fronteiras tecnológicas, fazendo pesquisas em áreas como IA generativa, programação assistida por linguagem natural e gráficos em tempo real.


Jenny Huldschiner

Trabalhou por mais de 15 anos na EA e DICE em cargos de comunicação e branding corporativo. Foi Diretora Sênior de Comunicações em franquias como Battlefield, e jogos como Burnout: Paradise e Mirror’s Edge: Catalyst e muitos outros, liderando campanhas globais de marketing e relações públicas, sendo peça-chave no posicionamento de grandes lançamentos da EA.


Na Embark Studios ela é Diretora de Operações e também uma das Co-Fundadoras. É responsável pelas operações do estúdio, comunicação corporativa, cultura da empresa e relações públicas. Também cuida da marca da Embark e sua projeção internacional como referência em inovação na indústria de jogos.



Os Projetos da Embark Studios


Um dos aspectos mais interessantes da Embark Studios é que eles não estão apenas criando jogos, estão criando as ferramentas para criar jogos. A empresa está desenvolvendo uma suíte própria de tecnologias baseada no Motor Gráfico da Unreal, com complementos de Inteligência Artificial Generativa e Ferramentas de Automação.


Eles usam modelos de linguagem para gerar códigos, IA para ajudar na criação de diálogos e animações, e até sistemas procedurais para geração de mapas e comportamentos. Isso acelera o desenvolvimento e permite que pequenas equipes façam protótipos em tempo recorde.


A empresa trabalha em outros jogos e também facilita a implementação de jogos indies com suas tecnologias, trabalham oficialmente em dois jogos, sendo um deles:


THE FINALS

The Finals - Embark Studios

O primeiro grande projeto da Embark a chegar ao público foi ‘As Finais’, um jogo de tiro em primeira pessoa com um conceito inovador. Trata-se de um Arena Shooter Competitivo com um foco enorme em destruição do ambiente em tempo real, o que muda completamente a forma como os jogadores interagem com os mapas.


Com gráficos impressionantes e um estilo visual estilizado, The Finals aposta em partidas rápidas, movimentação fluida e jogabilidade baseada em trabalho em equipe. O diferencial está na física altamente dinâmica: prédios inteiros podem ser demolidos, estruturas podem cair sobre inimigos, e estratégias criativas são encorajadas.


O jogo passou por testes alfa e beta muito bem recebidos e, quando foi lançado oficialmente em acesso antecipado, chamou atenção por sua qualidade técnica e ousadia no design. Além disso, a integração com sistemas de IA permitiu melhorias rápidas com base no feedback da comunidade.


O outro jogo só pode ser testado por alguns poucos, e tirando a análise da IGN, o sentimento positivo em torno dele foi considerado um grande sucesso para o estúdio, mesmo que tenha deixado alguns fãs decepcionados por ainda não poderem colocá-lo à prova, e é claro que estamos falando de:



ARC Raiders

ARC Raiders Embark Studios

Outro projeto ambicioso da Embark, os 'Combatentes da ARC', é um jogo cooperativo de ação e ficção científica. Originalmente apresentado como um Shooter Cooperativo em Terceira Pessoa, ARC Raiders se passa em um futuro distópico onde jogadores enfrentam máquinas ameaçadoras chamadas ARC, que descem à Terra para destruir tudo em seu caminho.


O jogo mistura elementos de ação tática, exploração e combate com destaque no trabalho em equipe, na atmosfera deslumbrante e seus ambientes cinematográficos. Seu visual lembra filmes de ficção científica misturados com tecnologia dos anos 80.


Inicialmente previsto para 2022, ARC Raiders foi adiado para que a equipe pudesse refinar a jogabilidade e explorar novos caminhos. Em 2023, a Embark anunciou que o jogo passaria a ter elementos PvPvE, adicionando uma camada extra de competitividade e imprevisibilidade às partidas.


ARC Raiders é uma expressão clara da ambição da Embark Studios: criar experiências imersivas com jogabilidade inovadora, usando tecnologia de ponta e redefinindo como os jogos são feitos e jogados.



Ambições e o Futuro da Embark Studios

Embark Studios

Com jogos em produção, tecnologias próprias em desenvolvimento e uma filosofia que desafia o status quo da indústria, a Embark Studios está claramente construindo algo maior que apenas uma linha de produtos.


Eles querem ser um modelo de como os jogos podem ser feitos no futuro: mais rápido, com maior criatividade, menos burocracia e muito mais colaboração entre humanos e máquinas.

Se conseguirem cumprir essa visão, a Embark pode não apenas se tornar uma gigante dos jogos, mas também inspirar uma nova geração de desenvolvedores a pensarem diferente.


A Embark Studios é uma empresa jovem, mas com uma proposta madura e ambiciosa. Com uma liderança experiente, apoio financeiro sólido e um foco real em inovação, ela já está deixando sua marca na indústria de games. Seus jogos prometem experiências únicas e suas ferramentas podem transformar o desenvolvimento de jogos como conhecemos hoje.


Se você ainda não jogou The Finals ou está aguardando ARC Raiders, fique de olho — o futuro da Embark está só começando, e ele parece incrivelmente promissor.



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