Conhecendo os Comerciantes
- Suolo Raider

- 18 de set.
- 7 min de leitura
Atualizado: 17 de out.
Olá Combatentes.
Nos últimos meses a Embark Studios tem revelado cada vez mais detalhes sobre o universo de ARC Raiders e no dia 18 de agosto tivemos uma nova atualização focada em um aspecto essencial para a vida em Speranza: os comerciantes. Mais do que simples vendedores, eles são personagens que carregam histórias, personalidades únicas e motivações próprias, ajudando a moldar o dia a dia da comunidade que resiste contra a ameaça ARC.
Nesta postagem, a Embark apresentou cinco figuras centrais — Lance, Apollo, Tian Wen, Shani e Celeste — cada um com seu papel, mistérios e conexões com o futuro da cidade subterrânea. Além disso, a nova imagem de Celeste trouxe também um detalhe: a revelação de parte do mapa de Calabretta, com nomes de regiões que já começam a levantar teorias entre os jogadores.
Em Speranza, todos têm uma agenda e os comerciantes não são exceção. Eles enviarão você para missões em troca de recompensas, revelando aos poucos mais sobre quem são e o que desejam para o futuro de Speranza. É melhor conhecê-los bem, então vamos começar com uma apresentação:
LANCE
Lance é reconhecido como um dos médicos mais talentosos que Toledo tem a oferecer, capaz de unir conhecimento técnico a uma dedicação incomum. Mais do que um simples profissional da saúde, ele se destaca também por sua personalidade: um androide excêntrico e animado, que vive em constante tentativa de se aproximar do universo humano.
Seu esforço em se encaixar se manifesta nos detalhes do cotidiano. Não é raro vê-lo cantando com entusiasmo em karaokês que se estendem pela madrugada, acompanhando com atenção as tendências mais ousadas da moda underground ou ainda enfrentando o desafio físico e emocional das lutas de boxe nos ringues iluminados de Speranza. Cada uma dessas experiências, humanas em essência, representa para Lance um passo em direção ao pertencimento que tanto procura.

No entanto, sob esse brilho de energia e vitalidade, há uma sombra silenciosa: a amnésia. Ela lhe roubou as lembranças de quem era antes de chegar, deixando apenas fragmentos apagados de um passado que insiste em permanecer oculto. Ainda assim, essas memórias não estão perdidas para sempre. Presas em algum lugar dentro dele, aguardam o momento certo para retornar — e quando isso acontecer, poderão revelar segredos capazes de redefinir não apenas quem Lance é, mas também o papel que ele terá no futuro de Toledo.
APOLLO
Speranza não é, de forma alguma, o primeiro rodeio de Apollo. Com uma vida marcada pela estrada e pela constante mudança, ele se estabeleceu como um mecânico itinerante, alguém que sempre esteve pronto para resolver problemas e oferecer soluções práticas onde quer que fosse necessário. Agora, escolheu Speranza como lar — ao menos por enquanto —, colocando suas habilidades a serviço dos Raiders e assumindo a responsabilidade de consertar tudo aquilo que precisa voltar a funcionar.
Apesar de sua presença constante e confiável, há em Apollo uma aura de mistério. Ele raramente fala sobre o próprio passado, e quando o faz, suas palavras são envoltas em um enigma que apenas reforça a sensação de que carrega histórias profundas, guardadas a sete chaves. Ainda assim, esse silêncio não o impede de demonstrar generosidade e comprometimento com o presente. Pelo contrário: é em suas ações cotidianas que sua verdadeira natureza se revela.

Apollo não se limita a sobreviver nem permite que aqueles ao seu redor o façam. Ele busca criar um ambiente melhor para todos, sempre encontrando formas de contribuir para a vida comunitária. Seja organizando e liderando um time de futebol infantil, oferecendo às crianças momentos de alegria e disciplina em meio ao caos, ou cuidando para que a biblioteca de Speranza esteja sempre abastecida de livros, garantindo conhecimento e refúgio aos que o procuram, Apollo entende que a vida precisa ser vivida em toda a sua plenitude.
Para ele, há muito mais no caminho do que apenas resistir às dificuldades. Há a necessidade de construir, de deixar algo de valor para trás, de fazer cada lugar por onde passa ser um pouco melhor do que quando chegou. É assim que Apollo vive — com ferramentas em mãos, mistério no olhar e a convicção silenciosa de que a vida vai muito além da mera sobrevivência.
TIAN WEN
A maioria das pessoas que circula pelo submundo de Speranza jamais chegou a ver Tian Wen de verdade. O que muitos conhecem dela são apenas os olhos — frios, atentos e perspicazes — que surgem por trás de uma bancada repleta de ferramentas, metal e engrenagens. Artesã de armas respeitada, e ao mesmo tempo temida, Tian Wen é uma figura enigmática, marcada pelo isolamento voluntário e pela preferência incontestável pela companhia silenciosa de seu ofício em vez das conversas e convívios humanos.
Reclusa por escolha, ela parece encontrar sentido no som constante do metal sendo moldado, no cheiro de óleo queimado e no brilho das lâminas que cria com precisão quase obsessiva. Aos Raiders, oferece suas criações apenas quando existe algo a ganhar em troca, deixando claro que sua interação com eles é sempre movida por interesse próprio. Não há gestos de camaradagem, nem simpatia forçada — apenas a troca prática entre necessidade e habilidade.

Essa fachada de distanciamento, no entanto, esconde pequenas fissuras. Embora jamais admita, Tian Wen tem fraquezas discretas, reveladas apenas nos momentos em que acredita não estar sendo observada. Um boneco de ação quebrado pode despertar nela a mesma atenção cuidadosa que dedicaria a uma arma sofisticada. Às vezes, até mesmo pessoas, despedaçadas por dentro ou à beira de ruir, acabam se tornando alvo de sua silenciosa habilidade de reparar.
É nesse contraste entre frieza e sutileza que Tian Wen se mantém como uma das figuras mais intrigantes de Speranza. Para o submundo, ela continua sendo um mistério de olhar penetrante e palavras escassas. Para si mesma, talvez seja apenas alguém que encontrou nas ferramentas um refúgio seguro, mas que, de tempos em tempos, deixa escapar a prova de que até os corações mais fechados têm algo que ainda deseja consertar.
SHANI
Em Speranza, poucas figuras exercem uma autoridade tão firme quanto Shani, a perspicaz chefe de segurança da cidade. Conhecida por sua disciplina quase implacável, ela é o tipo de pessoa que nunca deixa nada ao acaso. Seus planos são meticulosamente calculados, cada detalhe pensado com antecedência — e, ainda assim, Shani sempre mantém um plano de contingência para cada situação, e outro plano de contingência para os próprios planos. Essa mentalidade estratégica, aparentemente exagerada, é o que a tornou indispensável.
Especialista residente em ARC, Shani domina como poucos o conhecimento necessário para antecipar movimentos, preparar emboscadas e transformar riscos em vitórias. Para Celeste, ela é o maior recurso quando se trata de organizar escaramuças bem-sucedidas na superfície, a mente que garante que cada incursão tenha não apenas chance de sucesso, mas também uma rota de sobrevivência. Seu olhar atento e seu raciocínio afiado transformam caos em cálculo, e incerteza em ordem.

Entre os habitantes de Speranza, sua reputação é amplamente conhecida. Muitos a descrevem como obsessiva, desconfiada e até paranoica. E, de fato, Shani não nega tais características. Ao contrário, parece se apoiar nelas, como se cada traço fosse parte fundamental de seu ofício. A desconfiança a mantém vigilante, a obsessão garante que nada seja esquecido, e a paranoia a impede de baixar a guarda diante de ameaças constantes.
Shani não busca aprovação, nem tenta moldar sua imagem diante da comunidade. Para ela, pouco importa se a veem como rígida ou implacável. O que realmente importa é o resultado de seu trabalho: a segurança de Speranza. Enquanto a cidade permanecer protegida, ela continuará a carregar sua fama de maneira indiferente, ciente de que, no fim, sua vigilância é o que impede que tudo ao redor desmorone.
CELESTE
Em Speranza, poucas figuras possuem tanta presença quanto Celeste. Carismática por natureza, ela se tornou mais do que apenas a líder dos Raiders — tornou-se um símbolo onipresente de esperança para toda a humanidade que resiste no submundo. Sua imagem inspira confiança, coragem e, sobretudo, a crença de que ainda é possível sobreviver e prosperar diante da ameaça constante da ARC.
O peso que carrega nos ombros, porém, é imenso. Como líder, Celeste é a responsável direta por manter o moral dos Raiders elevado, mesmo quando os ataques inimigos se intensificam e quando a tragédia parece inevitável. É sua voz que conforta os desesperados, sua postura que guia os indecisos e sua força que mantém a coesão de um grupo que não pode se dar ao luxo de vacilar. Em meio ao caos, ela é a âncora que mantém Speranza de pé.

Mas liderança não significa ausência de fragilidade. Enquanto tenta manter a pressão baixa diante de sua equipe, Celeste encontra pouco espaço para descanso. Muitas vezes, quando a cidade adormece, ela permanece acordada, dobrada sobre mapas e anotações, traçando estratégias até altas horas da madrugada. Em outras ocasiões, pode ser vista no bar, jogando dardos com intensidade quase furiosa, como se cada arremesso fosse um modo de aliviar as tensões que insiste em carregar sozinha.
O café, companheiro inseparável, é o que mantém seus olhos abertos durante os dias longos e as noites ainda mais intermináveis. Cada xícara simboliza não apenas o esforço de permanecer em alerta, mas também a determinação de nunca falhar com aqueles que confiam nela. Celeste, afinal, não é apenas uma líder. Ela é a chama que ilumina o submundo — e mesmo que essa chama seja constantemente ameaçada, sua luz continua a brilhar, alimentada pela convicção de que a esperança é a arma mais poderosa contra a escuridão.
E com a imagem de Celeste, podemos ver uma parte do mapa de Calabretta, com os nomes de algumas regiões.

Aproveitando essa nova imagem, fiz uma tradução das regiões que aparecem:
"Tracollo" traduz-se para português como "colapso", "queda", "desmoronamento", "quebra", "esgotamento", "derrocada", "crise", ou "desabamento". O significado exato depende do contexto da frase, mas geralmente refere-se a um fim desastroso.
"Trecase" significa "Três Casas" e é o nome de uma comuna (município) na província de Nápoles, Itália, na região da Campânia. A palavra pode ser usada para se referir ao local, ou ser a tradução literal de "tre case" em italiano.
"Decimare" em português é dizimar. Este termo significa reduzir drasticamente o número de algo, frequentemente usado no contexto de populações ou grupos que sofrem perdas significativas.
Leia o texto original no Discord.
aliste-se.resista
Embarque na Aventura com o Blog ARC Raider Brasileiro!
Olá, Raider! Se você é apaixonado por ARC Raiders e adora mergulhar nas emoções, estratégias e novidades desse universo pós-apocalíptico, este blog é o seu lugar! Convido você a se inscrever e fazer parte da comunidade. Aqui, compartilho dicas, análises, atualizações e curiosidades sobre ARC Raiders, sempre com um toque de paixão e respeito pelos fãs do jogo. O objetivo é criar um espaço onde possamos trocar ideias e vivenciar juntos cada momento dessa aventura.
Inscreva-se agora e venha construir essa jornada junto! Sua participação é o que dá vida ao blog.




Comentários